Cruzadinha dos símbolos religiosos


Cruzadinha dos símbolos religiosos

Plano de aula – 6º ano
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Tema:
Crenças religiosas e filosofias de vida: tradição escrita e oral

Objetivos:
·                Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
·                Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).
·                Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
·                Reconhecer que os textos escritos são utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas.
·                Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.
·                Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.
·                Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas..

Conteúdo:
Símbolos religiosos .

Conversando sobre:
Este conteúdo tem por finalidade levar o estudante a perceber que todas as pessoas, além de suas diferenças físicas, têm também diferenças cultural-religiosas, que devem ser respeitadas para que haja uma convivência harmoniosa.

Metodologia:

•           Observação: o professor deve observar o aluno compreendeu a relevância dos textos considerados sagrados para as diferentes religiões;
•           Reflexão: encaminhar a reflexão com questionamentos, diálogos, problematização que promovam a conscientização, o entendimento e a decodificação do objeto de estudo, no caso, o fenômeno religioso;
•           Informação: intencionalidade e a direção do processo ensino/aprendizagem no Ensino Religioso devem conduzir para a realização os dois aspectos: o primeiro, de origem interna, gera uma mudança qualitativa, que se expressa no “saber em si, no saber em relação ao saber de si, traduzidos em novas posturas de diálogos e reverências.







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