Cruzadinha dos símbolos religiosos
Cruzadinha dos símbolos religiosos
Plano
de aula – 6º ano
Datas:
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Tema:
Crenças religiosas e filosofias de vida: tradição escrita
e oral
Objetivos:
·
Reconhecer o papel da
tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos
religiosos.
·
Reconhecer e
valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo,
Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).
·
Reconhecer, em textos
escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
·
Reconhecer que os
textos escritos são utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas.
·
Discutir como o
estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a
vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.
·
Reconhecer a
importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes
crenças, tradições e movimentos religiosos.
·
Exemplificar a
relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes
tradições religiosas..
Conteúdo:
Símbolos religiosos .
Conversando sobre:
Este conteúdo tem por finalidade levar o estudante a
perceber que todas as pessoas, além de suas diferenças físicas, têm também
diferenças cultural-religiosas, que devem ser respeitadas para que haja uma
convivência harmoniosa.
Metodologia:
• Observação:
o professor deve observar o aluno compreendeu a relevância dos textos
considerados sagrados para as diferentes religiões;
• Reflexão:
encaminhar a reflexão com questionamentos, diálogos, problematização que
promovam a conscientização, o entendimento e a decodificação do objeto de
estudo, no caso, o fenômeno religioso;
• Informação:
intencionalidade e a direção do processo ensino/aprendizagem no Ensino
Religioso devem conduzir para a realização os dois aspectos: o primeiro, de
origem interna, gera uma mudança qualitativa, que se expressa no “saber em si,
no saber em relação ao saber de si, traduzidos em novas posturas de diálogos e
reverências.
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